Nossa história

1965 – A igreja Batista Filadélfia em Água Rasa, então liderada pelo Pr.Pedro Mendes, motivada pela mudança de alguns de seus membros aqui para a região, envia o irmão Manoel S. Gomes para iniciar um ponto de pregação da Palavra na residência dos irmãos Miguel e Áurea Lima, que residiam à rua Professor Xavier de Lima. Posteriormente, foi erguido um salão de cultos no próprio terreno desses irmãos, salão este que abrigou a então congregação da Igreja Batista Filadélfia em Água Rasa por vários anos.

1971/1972 – Nessa ocasião resolve-se adquirir um terreno para a instalação da congregação local, compra-se então o terreno localizado á rua Xique-Xique, 528 e iniciam-se as obras de construção, primeiro de um pequeno salão nos fundos do terreno. Nessa mesma época, um grupo de irmão muda-se para o Jardim Brasília, onde um ponto de pregação é aberto na então residência dos irmãos Zequinha e Joana (pais do Pr.J.Moisés).

1974 – Chega para auxiliar o irmão Manoel S.Gomes, o Pr.Roberto A. Costa, que atua como evangelista até 1976, quando é empossado como pastor da congregação, passando então o irmão Manoel Gomes a auxilia-lo. A igreja de Água Rasa, nessa época tem uma participação efetiva no avanço do trabalho local, enviando equipes de evangelismo e assistência tanto para Cidade Patriarca como para o Jardim Brasília.

1976 - Após o Pr. Roberto assumir a direção da congregação, inicia-se a elaboração do projeto de construção daquele que seria o templo da I.B.F. Patriarca durante muitos anos na rua Xique-Xique, o projeto ficou por conta do engenheiro Marcel Mendes, filho do Pr.Pedro Mendes. A construção do templo, bem como o pagamento do terreno deram-se graças ao apoio da Igreja de Água Rasa, visto que a maioria dos membros locais era de um poder aquisitivo muito baixo.

1978 – Com o término da construção do templo, no dia 08/12/1978 a Igreja de Água Rasa, promove uma festa dupla, a inauguração do templo e a organização da Igreja local, ficando também a congregação em Jardim Brasília, sob responsabilidade da nova Igreja. Assume definitivamente o pastorado local o Pr.Roberto A. Costa e é empossada a primeira diretoria.

1979 – A Igreja Batista Filadélfia em Cidade Patriarca, adquire um terreno no bairro de Parque Savoy City, para a construção do templo que abrigaria os irmãos da congregação do Jardim Brasília.

1983 – O Pr.Roberto A. Costa muda-se para a Cidade de Brasília, assume o pastorado da igreja interinamente o irmão Manoel S. Gomes. Posteriormente o irmão Manoel S. Gomes é consagrado ao Ministério da Palavra e em 1984 assume o pastorado efetivo da Igreja.

1985 – Após empenho de toda a Igreja, é inaugurado o templo da congregação no Parque Savoy City. Entre 1985 a 1988, o trabalho segue sem grandes novidades.

1988 – Após um período de quase 4 anos como Pastor, o PR. Manoel, juntamente com a diretoria, convida alguns pastores para virem conhecer a Igreja, a fim de escolher aquele que assumiria a direção dos trabalhos. Após varias visitas, escolhe-se o Pr.Jocildo Maximino. Por motivos de força maior, o Pr.Jocildo fica na igreja apenas durante 6 meses. Após a saída do Pr.Jocildo um grupo de irmãos, também deixa a Igreja. Esse grupo (ou pelo menos parte dele) forma hoje a Igreja Batista Nova Esperança em Parque Savoy City.

1989 – Com a saída do Pr.Jocildo, um grupo de irmãos assume a direção dos trabalhos em Patriarca e outro grupo assume a direção em Parque Savoy. Inicia-se novamente a procura de um pastor para assumir a Igreja. É indicado o nome do Pr.Jonathan P. de Almeida, que vem a princípio para um estágio e depois de algum tempo é efetivado. Posteriormente, em 1990, o Pr.Jonathan convida o Pr.Edinho para liderar a igreja formando um ministério colegiado.

1990 a 1993 – Nesse período a igreja experimenta um tempo de mudanças estruturais, inclusive com a abertura dos “Núcleos Familiares” em várias residências. Nessa época os pastores Jonathan e Edinho, se revezavam no atendimento às Igrejas de Patriarca e Parque Savoy City. Também é nesse período que é convidado o Pr.Kaleb (na época ainda não era pastor), para liderar o ministério de louvor de nossa igreja.

1993 - Nesse ano, o salão da rua Xique-Xique, já não comportava mais o número de pessoas que freqüentava os cultos. A liderança da igreja entende que era hora de mudar-se de lugar. Surge então o grande desafio, e inicía-se a procura deste novo local. A igreja passa a orar sobre esse assunto e enfim o Senhor dirige todas as coisas para que o salão na Rua Antonio Taborda nº 113, uma antiga fábrica, fosse alugado. O local era muito feio, tinha inclusive uma casa construída em seu interior, mas os líderes da Igreja sentiram claramente a direção de Deus, no sentido de alugar o local. Nessa época o Pr.José Moisés (que ainda não era pastor), era o presidente da Igreja, e o colegiado era formado pelos pastores Jonathan e Edinho, com o Pr. Kaleb (que também ainda não era pastor) na liderança do ministério de louvor. Após vários mutirões para limpeza e reforma (só o básico), o local de cultos foi inaugurado no dia ____de Agosto de 1993.

1994 – Nesse ano a Igreja, decide organizar a congregação em Parque Savoy City, o que ocorre em dezembro desse ano. Nesse ano o Pr.Kaleb é ordenado ao Ministério da Palavra.

1995 – Nesse novo local de cultos, a igreja começa a crescer e acontecem rapidamente alguns batismos. No transcorrer desse ano o Pr.Jonathan e a Pra. Silvana sentem-se chamados a atender um trabalho na cidade de Birigui. Na metade desse ano, o Pr.Jonathan e família deixam a Igreja e o Pr.Edinho assume como líder. Nesse mesmo ano chega o Pr.Moisés Allaion é convidado a compor o ministério colegiado. Também em 1995, iniciam-se as negociações para o compra do salão que até então era alugado. Quando se definiu a compra, houve uma mobilização, pois era preciso levantar R$ 50.000,00 (Cinqüenta mil reais) para dar de entrada. Com muito esforço o alvo foi alcançado. Mas o desafio de pagar as parcelas restantes durou ainda 3 anos, aproximadamente.

1996 a 1998 – Durante esses anos a Igreja continuou crescendo, e foram anos de desafio para toda a Igreja, principalmente no aspecto financeiro, mas o Senhor honrou e deu vitória. No final desse ano encerra-se o pagamento das parcelas do salão.

1999 – Após freqüentar a Igreja por aproximadamente 1 ano, o Pr.José Moisés é convidado pelo Pr.Edinho para fazer parte do ministério colegiado. Nesse mesmo ano o Pr.Moisés Allaion licencia-se do ministério por assuntos pessoais. Com o salão pago, inicía-se um tempo de reformas na parte física do templo.

2000 – Nesse ano, o Pr. Jonathan retorna a São Paulo com sua família, e é reintegrado ao Ministério Pastoral da Igreja, visando sua preparação para o chamado missionário para Israel. Também nesse ano o Pr. Kaleb e família são enviados para atuar como missionário em Portugal. A igreja nessa época começa a respirar os primeiros ares da visão da Igreja em Células. Os pastores iniciam um processo de estudo e avaliação da implantação da visão G12.

2001/2002 – Nesses anos a igreja tem experimentado um grande mover de Deus, enquanto opera a transição para o modelo da Igreja em Células. Também vários investimentos no aspecto físico tem sido feitos. O caminho está traçado pelo Senhor, para um futuro promissor e uma historia de excelência, andemos, pois nas veredas por Ele traçadas.